Infelizmente o trabalho infantil é um grande problema social,trabalho esse exercido por crianças que deveriam está garantindo seus direitos à educação,lazer,esporte e etc...
Além disso, o trabalho pode causar PREJUÍZOS à formação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes,já que elas estão se abdicando de suas atividades sadias e deixando de lado a sua educação.
Ao abandonarem a escola ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar subempregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.
Um caso comum de ocorrência do trabalho infantil é dentro de casa. Muitas crianças acabam tendo que realizar uma carga muito grande de serviços e acaba sofrendo exploração por parte dos responsáveis.
Muitas vezes o trabalho infantil ocorre pela a crise financeira dos pais,onde não podem colocar uma pessoa com o trabalho pago e colocando o filho tirando ele de suas atividades cotidianas.
CAMINHOS PARA COLOCARMOS UM FIM NO TRABALHO :
Acabar com o trabalho infantil é realmente um desafio, mas que pode ser vencido. Diversas Ongs, Programas, Ações, para erradicar o trabalho e exploração infantil tem sido criadas. Muitos deles encontram-se hoje em casas de apoio, estudando, aprendendo uma profissão.
Necessita-se de ações integradas por parte do governo, políticas específicas que combatam o trabalho infantil. Se o problema é desigualdade, exclusão social, miséria, é isso que deve mudar. Não somente o governo, mas Sindicatos, Confederações Nacionais, Ongs. A fiscalização deve atuar de forma rigorosa, tanto com a exploração visível, quanto aquelas crianças no trabalho doméstico que muitas vezes tornam-se "invisíveis".
CRÉDITO : Tereza Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário