terça-feira, 31 de janeiro de 2017

            •     Desigualdade Social


A desigualdade social que também é conhecida pelo nome de desigualdade econômica, é um problema social antigo existente no mundo inteiro, e que através dos tempos vem se perpetuando. O mesmo é dado pela má distribuição das riquezas nacionais e também pela falta de investimentos na área social.
Alguns estudos apontam que a desigualdade social surgiu com o nascimento do capitalismo, onde o mesmo visa o aumento do próprio capital. Ao mesmo tempo, o capitalismo incita a uma competição, onde muitas das vezes são levadas ao extremo, indo até mesmo de encontro as leis.
A desigualdade social acontece quando os países em desenvolvimento ou não desenvolvidos retém do povo seus direitos como: educação de qualidade, oportunidades para o mercado de trabalhos, falta de investimento na área da saúde entre outros vários fatores que influência a desumanidade social. Os tais que são privados dos seus direitos básicos ainda mais são privados de ter acesso aos bens culturais e conhecer mais da história do seu povo, pois esta maioria que são excluídos e que são maioria, tem seus recursos presos por uma minoria rica, e que ainda detém o bem do povo.
Desigualdade Social no Brasil
No Brasil, a desigualdade social tem diminuído de acrdo com algumas pesquisas. A pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (Pnad 2011) mostra que o índice da pobrema no país diminuiu, mas a desigualdade social é algo que afeta a grade parte dos brasileiros.
Observa - se a desigualdade social no Brasil na má distribuíção de renda na área da saúde, educação etc. Pode se ver também a desigualdade nas faveletizações, marginaliação, pobreza, desemprego, miséria, violência, má alimentação (desnutrição). O Brasil está entre os 10 países com o PIB mais elevado do mundo, mas em compensação, é o oitavo (8°) país com o maior índice de desigualdade socio-econômica do mundo.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade
Política fiscal injusta
Baixos salários
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.

Um dos maiores exemplos de desigualdade social é o continente africano, onde a maior parte dos africanos vivem na pobreza extrema.










No entanto, não existe só a desigualdade socioeconômica, apesar de ser a mais conhecida, ela não é a única. A desigualdade social abrange a vários outros fatores.
Tipos de Desigualdades

Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda.
Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo.
Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados.
Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres).

A desigualdade faz com que os seres humanos sintam-se melhores que os outros pelo fato de possuírem riquezas, capital a mais, por conta da cor da pele, raça, região ou genêro.. No geral, a desigualdade gera outros males como o preconceito, que em todo o seu alcance, te gera muito preconceito socioeconômico, onde os mais estruturados financeiramente humilha psicologicamente, verbalmente e fisicamente a outrem pelo simples fato de não pertencerem a mesma classe social.
No mais, para que a desigualdade social seja diminuída drasticamente, deve-se investir em uma boa educação de qualidade, pois se precisa de pessoas instruídas para ocupar as mais diversas funções na sociedade. Deve-se ter acesso ao cientifico e não cientifico. Tem que dar a liberdade das pessoas interferirem no processo produtivo, e não só no de consumo, mas também na elaboração e distribuição do produto, até porque a riqueza existente no Brasil pertence a todos os brasileiros.
A boa distribuição na saúde diminuiria muitíssimo os índices de desigualdade social onde muitos brasileiros precisam madrugar para conseguir uma senha para atendimento nos postos de saúde.
Na segurança, o policiamento deve ser mais qualificado e preparado para lidar com as ocorrências diárias. Reprimindo assim o tráfico de drogas, de crianças etc.


Crédito:  Ane Gabrielle

Nenhum comentário:

Postar um comentário