quinta-feira, 12 de janeiro de 2017


Hoje em nosso blog vamos tratar de um assunto muito importante: gravidez na adolescência.

  A gravidez precoce é considerada de risco até os 21 anos, pois o corpo da jovem não está formado por completo. A adolescência já é uma fase bem complexa, e sendo ela acompanhada de uma gestação, se torna mais dificultoso de ser vivida e administrada por uma jovem que ainda não descobriu a vida direito.

Vamos ouvir um relato de uma jovem que engravidou precocemente. O que será que ela tem a nos falar ?

Assista ao vídeo!

Índice do aborto

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma estimativa sobre o aborto no Brasil.
De acordo com a pesquisa, mais de 8,7 milhões de brasileiras com idade entre 18 e 49 anos já fizeram ao menos um aborto na vida. Destes, 1,1 milhão de abortos foram provocados.
Consoante ao artigo 124 do Código Penal prevê prisão de um a três anos para quem aborta de propósito. Só há três casos em que o aborto provocado é legal: quando não há meio de salvar a vida da mãe, quando a gravidez resulta de estupro e quando o feto é anencéfalo.
Por isso, o IBGE estima que haja um grande número de casos não notificados na pesquisa.
O aborto tem cor e renda.

A importância do anticoncepcional  

Um dos métodos contraceptivos mais usados em todo o mundo é a pílula anticoncepcional. Esse método, que foi lançado no mercado em 1960, é, sem dúvidas, um importante avanço no que diz respeito ao aumento da autonomia feminina, uma vez que as mulheres podem ser ativas na decisão de ter ou não um filho.
Existem diferentes pílulas presentes no mercado, sendo as mais utilizadas aquelas compostas por estrogênio e progesterona sintéticos, que são bem semelhantes aos hormônios produzidos pela mulher. Esse tipo de pílula, também chamado de combinada, atua mantendo a concentração constante desses hormônios e impedindo, assim, a ovulação.
Além de impedir a ovulação, a pílula tem outros mecanismos que dificultam uma possível gestação. Os componentes prognosticaram sobre o muco cervical e sobre o endométrio. No muco, ocorre um espessamento que dificulta a entrada do espermatozoide. Já o endométrio torna-se hipertrófico, ou seja, sem condições de permitir a implantação de um embrião.

Hoje são várias possibilidades, de você se prevenir, para não engravidar muito nova, e não atrapalhar os planos que você tem para sua vida.

CRÉDITO: Anne Gabriele.

8 comentários:

  1. É um belo assunto a ser relatado. Existe adolescentes que viram a cabeça ao completar 13, 14 anos que querem perder a virgindade achando que ao perder vai ser o máximo. As adolescentes começam a ter relações sexuais, e não se previnem em nada só querem gozar a vida sexual. Quando menos esperam vem a gravidez, mas tem adolescentes que não querem assumir e resolvem abortar a criança. #DigaNaoAoAborto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Continue entrando em nosso blog, terá novidade todos os dias. :)

      Excluir
  2. Ótimo assunto ! Referente ao tema, vemos que muitos adolescentes estão "perdendo as suas vidas". Começam uma vida sexual ativa, muitas das vezes sem o concetimento dos pais, e é o que piora a situação dos mesmos, pois quando aparecem grávidas, essas jovens muitas das vezes sao obrigadas a saírem de casa, pois os pais ja não a aceita. Ela vai para a casa do pai do bebê e pede ajuda, só que na maioria das vezes também não são aceitas pelos pais do seu parceiro. Ai o que resta é vender drogas para ter como pagar aluguel, comer e viver.
    As consequências são inrreparáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a sua participação! Continue entrando em nosso blog, terá novidade todos os dias. :)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Agradecemos! Continue entrando em nosso blog, terá novidade todos os dias. :)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Agradecemos e contamos com o seu comentário nos demais temas, acesse o nosso blog todos os dias, estamos atualizando ele diariamente.

      Excluir