terça-feira, 31 de janeiro de 2017

            •     Desigualdade Social


A desigualdade social que também é conhecida pelo nome de desigualdade econômica, é um problema social antigo existente no mundo inteiro, e que através dos tempos vem se perpetuando. O mesmo é dado pela má distribuição das riquezas nacionais e também pela falta de investimentos na área social.
Alguns estudos apontam que a desigualdade social surgiu com o nascimento do capitalismo, onde o mesmo visa o aumento do próprio capital. Ao mesmo tempo, o capitalismo incita a uma competição, onde muitas das vezes são levadas ao extremo, indo até mesmo de encontro as leis.
A desigualdade social acontece quando os países em desenvolvimento ou não desenvolvidos retém do povo seus direitos como: educação de qualidade, oportunidades para o mercado de trabalhos, falta de investimento na área da saúde entre outros vários fatores que influência a desumanidade social. Os tais que são privados dos seus direitos básicos ainda mais são privados de ter acesso aos bens culturais e conhecer mais da história do seu povo, pois esta maioria que são excluídos e que são maioria, tem seus recursos presos por uma minoria rica, e que ainda detém o bem do povo.
Desigualdade Social no Brasil
No Brasil, a desigualdade social tem diminuído de acrdo com algumas pesquisas. A pesquisa Nacional por amostra de Domicílios (Pnad 2011) mostra que o índice da pobrema no país diminuiu, mas a desigualdade social é algo que afeta a grade parte dos brasileiros.
Observa - se a desigualdade social no Brasil na má distribuíção de renda na área da saúde, educação etc. Pode se ver também a desigualdade nas faveletizações, marginaliação, pobreza, desemprego, miséria, violência, má alimentação (desnutrição). O Brasil está entre os 10 países com o PIB mais elevado do mundo, mas em compensação, é o oitavo (8°) país com o maior índice de desigualdade socio-econômica do mundo.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade
Política fiscal injusta
Baixos salários
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico.

Um dos maiores exemplos de desigualdade social é o continente africano, onde a maior parte dos africanos vivem na pobreza extrema.










No entanto, não existe só a desigualdade socioeconômica, apesar de ser a mais conhecida, ela não é a única. A desigualdade social abrange a vários outros fatores.
Tipos de Desigualdades

Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda.
Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo.
Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados.
Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres).

A desigualdade faz com que os seres humanos sintam-se melhores que os outros pelo fato de possuírem riquezas, capital a mais, por conta da cor da pele, raça, região ou genêro.. No geral, a desigualdade gera outros males como o preconceito, que em todo o seu alcance, te gera muito preconceito socioeconômico, onde os mais estruturados financeiramente humilha psicologicamente, verbalmente e fisicamente a outrem pelo simples fato de não pertencerem a mesma classe social.
No mais, para que a desigualdade social seja diminuída drasticamente, deve-se investir em uma boa educação de qualidade, pois se precisa de pessoas instruídas para ocupar as mais diversas funções na sociedade. Deve-se ter acesso ao cientifico e não cientifico. Tem que dar a liberdade das pessoas interferirem no processo produtivo, e não só no de consumo, mas também na elaboração e distribuição do produto, até porque a riqueza existente no Brasil pertence a todos os brasileiros.
A boa distribuição na saúde diminuiria muitíssimo os índices de desigualdade social onde muitos brasileiros precisam madrugar para conseguir uma senha para atendimento nos postos de saúde.
Na segurança, o policiamento deve ser mais qualificado e preparado para lidar com as ocorrências diárias. Reprimindo assim o tráfico de drogas, de crianças etc.


Crédito:  Ane Gabrielle

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Crise econômica


 Nos últimos dois anos o mundo e principalmente o Brasil vem vivendo uma enorme crise econômica. Em todas as áreas essa "Crise" está presente! Os produtos e mercadorias aumentou muito o valor e isso faz com que as pessoas comprem menos, e com poucas compras dos clientes há pouco lucro para o comerciantes, que reflete na falta de emprego.



     Muitas pessoas reclamam do governo o aumento nos impostos, mas não procuram saber o real motivo e então põe a culpa em todos os governos! Porém temos que rever nossas escolhas e colocar nossa voz para ser ouvida, senão teremos que trabalhar redobrado para podermos ter acesso ao que mais é necessário (alimentação, saúde, etc.).
    Se continuarmos assim, chegaremos ao ponto em que não poderemos comprar nada, nem termos uma vida digna.

Crédito: Moisés

domingo, 29 de janeiro de 2017

Belezas naturais, em destaque nossa Maceió


 Maceió,  cidade de vários motivos para se apaixonar. Das praias às piscinas naturais, repletas de peixes coloridos, a beleza da natureza convive em harmonia com a cidade e seus encantos culturais e histórico,  seja pelo clima ou mar perfeito para relaxar e curtir em águas mornas e cristalinas, há um fascinio convidativo em Maceió.
   As praias de Pajucara, Ponta verde,  Jatíuca e Cruz das Almas se localizam nas áreas urbanas e compõem a belíssima orla de Maceió,  considerada uma das mais bonitas do país.

Outros estados que desfruta belezas naturais.


     Foz do iguacu - É uma cidade brasileira localizada no estado do Paraná. E possui as mais belas cataratas brasileiras, conhecida como cataratas do Iguaçu.



   Florestas Amazônica - sendo a marca do nosso país,  se encontra nos estados do norte brasileiro. Sua beleza e diversidade são expressivas.



  Rio Grande do Sul - possui a cascata do caracol,  de 130 metros de altura,  é um dos principais cartões postais naturais.



   Recife - Fernando de Noronha está repleto de atrações naturais e praias.



Mato Grosso do Sul - destaca-se a gruta lagoa azul, um monumento natural com um belíssimo espelho d' água azul-turquesa.

Crédito: Maria Beatriz e Jeovanna Costa

sábado, 28 de janeiro de 2017

Drogas



 Uma arma que vem matando muitas pessoas silenciosamente, principalmente os jovens! Hoje em dia o acesso as drogas vem sendo muito prático, rápido e fácil.
  O que se torna pior nas drogas são os efeitos e as consequências que ela causa: morte, destruição entre famílias, afastamento das pessoas (amigos, colegas, escola, trabalho) enfim...
  Toda droga sendo lícita ou ilícita não traz benefícios algum para quem à usa.

     As autoridades tentam fazer projetos para tentar tirar os usuários dessa situação, entretanto a vontade de usar é maior!
   A cada ano que se passa, o número de usuários só cresce e consequentemente o de mortes por causa das drogas.
  Se continuarmos de braços cruzados as coisas só irão piorar! Temos que dá um BASTA em tudo, e quando se falar em "Legalização" cortar o mal pela raiz.

Crédito: Moisés.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

OBESIDADE NO BRASIL



No Brasil, não há regiões e nem classes econômicas que fuja do excesso de peso e obesidade de sua população, mas é certo de que em algumas localidades geográficas esse problema seja mais crônico. A Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), no ano de 2008-2009, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, veio constatar tal fato, apontando que 40% da população brasileira está acima do peso.

Um dado preocupante é que entre crianças de 5 a 9 anos essa porcentagem também é alta. O IBGE revela que 36,6% das crianças brasileiras estão acima do peso. Os índices de obesidade também estão num patamar elevado, crescendo muito nos últimos 35 anos. Em 1974, apenas 1,4% das crianças eram obesas, saltando para 16,6% em 2009. Verificou-se, ainda, o seguinte padrão: há mais crianças obesas nas localidades urbanas e na região sudeste do Brasil.


Em relação à população adolescente, os índices de excesso de peso e obesidade também cresceram, porém em ritmo mais lento. Se em 1974, 0,4% eram obesos, em 2009 essa porcentagem subiu para 5,9%. Verificou-se uma predominância de obesidade nos adolescentes com maior poder aquisitivo, havendo uma distribuição espacial dessas pessoas semelhante em todas as regiões brasileiras. Constatou-se, ainda, que o sobrepeso aumentou mais entre os adolescentes do sexo masculino do que do feminino.


Na população adulta, os dados são ainda mais alarmantes. Segundo a POF, aproximadamente 50% dos brasileiros estão acima do peso. Destes, cerca de 15% são obesos. Mais uma vez, averiguou-se que maior parte dessas pessoas são de uma classe econômica mais elevada, localizadas nos centros urbanos, principalmente nas regiões sudeste e sul do Brasil.


Portanto, os dados nos revelam três padrões básicos das pessoas que estão acima do peso:


1) quanto maior o poder de renda das pessoas, mais elas tendem a ficar acima do peso;
2) Estão localizadas, sua grande maioria, nas cidades, nos centros urbanos.
3) A distribuição espacial dessas pessoas está nas regiões Sudeste e Sul, justamente as regiões geográficas com maior poder de renda da população e com elevadas taxas de urbanização.





Crédito: Jeovanna Costa

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

     O Quadro Da Segurança Atual

Na última década, a questão da segurança  pública passou a ser tida como tema central nas discursoes nacionais e internacionais.
A ONG Americana Social Progress Imperative em uma pesquisa sem fins lucrativos, estimou que o Brasil é o 11° pais mais inseguro do mundo. Na pesquisa foi levado em consideração o: número de homicídios, crimes violentos, percepção da 8criminalidade, terrorismo e mortes no trânsito. Em uma escala gradual de 0 a 100, onde 0 é o de máxima insegurança, o Brasil recebeu 37,5 pontos, onde lhe deu Esta colocação.
O aumento das taxas de criminalidade e insegurança, tem levado as pessoas a tomarem decisões desesperadoras. Os mesmos estao fazendo _justiça com as próprias mãos _. O quadro atual pede uma melhor qualificação da Polícia que está dividida em duas carreiras. O Governo federal, não tem sido um protagonista atuante no combate a criminalidade.

Segundo o professor da UNB, Arthur Trindade Costa, " O governo federal se mostrou muito tímido na tarefa de induzir reformas e em buscar instrumentos que melhorem a segurança."

Uma pesquisa divulgada em São  Paulo pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 73,7% dos polícias brasileiros sao a favor da desmilitarização dos polícias. Estes pedem uma reforma no Sistema Nacional de Segurança Pública. Pedem também a unificação dos polícias, quê segundo eles, essa separação tem dificultado muito o combate aos inimigos internos.

Em síntese, os gestores da segurança pública  precisa enfrentar o desafio de Combater o crime organizado, com a intenção de proteger os civis, e pensar em uma parceria entre os órgãos de segurança  pública.  Devem criar um novo modelo de polícia, com melhor treinamento e mais respeito com os cidadãos, pois a mesma polícia que tem que cuidar da segurança  do povo, é a mesma que tem causado terror entre a população mais pobre tarifação das polícias. Estes pedem uma *reforma no Sistema Nacional de Segurança Pública*. Pedem também a unificação das polícias, que segundo eles, essa separação tem dificultado muito o combate aos inimigos internos.

Crédito: Ane Gabrielle

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA


       A violência contra o idoso não ocorre somente no Brasil, ela é um fenômeno universal e frequentemente é tratada de forma "comum" e ficando oculta na maioria das vezes. Muitas vezes essa violência se expressa nas formas de relações entre rico e pobre e os grupos de idade relativamente menor.
       A maneira como a sociedade trata o idoso é muito contraditória e na maioria das vezes passa uma visão negativa do envelhecimento de que a pessoa vale o quanto produz e o quanto ganha, uma vez a maioria dos idosos estão fora do mercado de trabalho e quase sempre ganhando uma pequena aposentadoria, podem ser descartados, considerado um peso morto.
      Por outro lado a visão positiva da valorização da pessoa idosa por sua experiência de vida e contribuição a sociedade.

O QUE É O ABUSO CONTRA O IDOSO?

        Existem muitas formas de abuso, que incluem o emocional, financeiro, sexual, físico, social, no cuidado da saúde e a negligência. Caso suspeite que um idoso esteja sendo abusado, é importante que saiba quais sinais procurar e como fazer uma denuncia.
  

COMO IDENTIFICAR AS FORMAS DE 

ABUSO CONTRA O IDOSO

  1. ABUSO FÍSICO:
  • Marcas de espancamento.
  • Cortes ou contusões.
  • Osso fraturado.
  • Óculos quebrados.
  • Roupas rasgadas.
  • Dificuldade de se mover ou caminhar.

  1. 2 ABUSO SEXUAL:

  • Hematomas nas genitálias, seios ou em qualquer outra parte do corpo
  • Infecção genital ou anal.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Dificuldade de sentar ou caminhar.

  1. 3 ABUSO FINANCEIRO:
  • Falta de pagamento do tratamento médico.
  • Cheques assinados quando o idoso esta impossibilitado de assinar.
  • Desaparecimento de dinheiro excessivo.
  1. 4 ABUSO SOCIAL:

  • O cuidador ignora o idoso quando ele tenta estabelecer uma conversa.
  • Desinteresse em atividades que a pessoa gosta.
  • Aparentemente estar tenso ou angustiado.
  • Baixa estima e falta de confiança (isso ocorre pela constante humilhação e acusações que vem sofrendo).
AVISOS 
 CASO SUSPEITE QUE HAJA A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO NÃO HESITE EM DENUNCIAR. 

CRÉDITO: Izabelle Campos.
FONTES E CITAÇÕES: WIKIHOW; PLANALTO.GOV.COM.BR

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Educação no Brasil
Atualmente, o Brasil se encontra em uma péssima qualidade de ensino nas redes públicas, pois a verba destinada para atender as necessidades do aluno e do professor está sendo desviada por políticos corruptos para fins próprios. Um país que tem tudo para ser desenvolvido encontra-se nas mãos de uma minoria que usufrui o bem, que por direito é destinado á população que necessita de qualificação para enfrentar o mercado de trabalho e assim ter uma melhor condição de vida.
     Deparamo-nos com uma situação revoltante nas redes de ensino público, alunos sem merenda escolar, greves e mais greves por falta de pagamento dos professores, salas de aula em péssimas condições, chegamos até a nos deparar com alunos sem um teto para poder estudar. Que descaso é esse?

A charge nos mostra que essas situações levaram ao total desinteresse do aluno e do professor em estar na escola, pois não há uma educação de qualidade, a vida dentro e fora da escola  são  duas realidades diferentes, mas que leva ao mesmo desinteresse no aluno.
    A maioria da nossa futura geração está indo para a escola por uma questão de “obrigação”, pois se faltar a escola não receberá o dinheiro do bolsa família, responsável pelo seu sustendo e o de sua família, os professores vão à escola por causa do salário ao final do mês, e as vezes nem o salário as autoridades pagam, fazendo com que gere greves e mais greves sem que haja aula, e em consequência disso o nível de qualificação dos alunos não progride, mas sim regride.
         Chegamos a um ponto em que as escolas particulares têm mais prestígio que as escolas públicas, sendo que na maioria dos países desenvolvidos como os Estados Unidos, França e Inglaterra tem uma educação pública de qualidade e as escolas particulares é vista como escolas para quem tem dificuldades maiores de aprendizado.
      A corrupção é o principal fator para o descaso na educação brasileira, se nós como eleitores pudéssemos ter mais consciência dos governantes que colocamos no poder e se esses governantes tivessem mais consciência de que eles só chegaram ao poder por causa de nós, eleitores, o quadro educacional do nosso país iria alavancar. 



Crédito: Jeovanna Costa.

sábado, 21 de janeiro de 2017

                         Preconceito

        A sociedade mundial hoje em dia está imersa em um estado de descontrole em vários âmbitos. Um desses diz respeito à um mal que se dissemina a cada dia ao nosso redor, o preconceito! Este tem causado vários problemas , que muitas das vezes não se resolvem. Esse mal tem feito com que várias pessoas ao redor do mundo sejam discriminadas por conta de algum estilo, característica física, opção sexual e etc. Uma pesquisa realizada no Brasil comprova que o preconceito atinge 99,3% dos centros de ensino, infelizmente o local que mais é atingido por esse mal. Mas não é só nas escolas que está o preconceito, mais em todo o mundo, afetando milhões de pessoas.

Alguns tipos de preconceito:

Preconceito racial:  o racismo é uma tendência do pensamento.  É uma perspectiva em que se da muita importância a matriz racial das pessoas. Esse tipo de preconceito faz com que uma raça se sinta inferior as outras. Ex: brancos contra negros, índios, pardos e etc. O racismo não é uma teoria científica, mas sim um conjunto de ideias pré-formadas entre os seres humanos.


Preconceito sexual: este tipo de preconceito se dá quando um indivíduo foge dos padrões tradicionais estabelecido pela sociedade. Os mais vitimados são: Homosexuais e Bisexuais.

Preconceito social: muito comum, Porém pouco falado. O preconceito social se dá quando determinada pessoa que pertence a uma classe social mais elevada, descrimina uma outra classe menor por não usufruir dos mesmos recursos que ela.

Preconceito religioso: um dos mais que tem se espalhado. Com o surgimento de novas culturas e ideologias religiosas, as religiões mais tradicionais vem tentando se precaver, e o método utilizado é espalhar falsas especulações sobre as outras religiões, pois as mesmas não querem perder seus fiéis para as outras.

Por fim, essa prática tem sido avassaladora no meio do povo. Este mal precisa ser aniquilado, porque além de toda a humilhação, as pessoas também estão morrendo por conta do racismo.

Para reflexão.....

Vamos parar e refletir um pouco, pois apesar de todas as diferenças de cor, característica, sexualidade e tantas outras diferenças que temos, somos todos iguais. Vivemos no mesmo mundo, respiramos o mesmo ar e temos os mesmos direitos. Então por que agir como um animal irracional, agredindo o seu próximo verbalmente e fisicamente ? Então vamos nos ajudar e prosseguir em frente, pois todo mundo tem sua opinião e não é obrigado aceitar, mas é preciso RESPEITAR sempre.


Crédito: Ane Gabrielle 







sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

                    Vamos entender um pouco sobre o TRABALHO INFANTIL?! 
 
Infelizmente o trabalho infantil é um grande problema social,trabalho esse exercido por crianças que deveriam está garantindo seus direitos à educação,lazer,esporte e etc...
  Além disso, o trabalho pode causar PREJUÍZOS à formação e ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes,já que elas estão se abdicando de suas atividades sadias e deixando de lado a sua educação.
  Ao abandonarem a escola ou terem que dividir o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar dessas crianças é muito ruim, e serão sérias candidatas ao abandono escolar e consequentemente ao despreparo para o mercado de trabalho, tendo que aceitar subempregos e assim continuarem alimentando o ciclo de pobreza no Brasil.



    Um caso comum de ocorrência do trabalho infantil é dentro de casa. Muitas crianças acabam tendo que realizar uma carga muito grande de serviços e acaba sofrendo exploração por parte dos responsáveis.
 Muitas vezes o trabalho infantil ocorre pela a crise financeira dos pais,onde não podem colocar uma pessoa com o trabalho pago e colocando o filho tirando ele de suas atividades cotidianas.


             CAMINHOS PARA COLOCARMOS UM FIM NO TRABALHO :

  Acabar com o trabalho infantil é realmente um desafio, mas que pode ser vencido. Diversas Ongs, Programas, Ações, para erradicar o trabalho e exploração infantil tem sido criadas. Muitos deles encontram-se hoje em casas de apoio, estudando, aprendendo uma profissão.

Necessita-se de ações integradas por parte do governo, políticas específicas que combatam o trabalho infantil. Se o problema é desigualdade, exclusão social, miséria, é isso que deve mudar. Não somente o governo, mas Sindicatos, Confederações Nacionais, Ongs. A fiscalização deve atuar de forma rigorosa, tanto com a exploração visível, quanto aquelas crianças no trabalho doméstico que muitas vezes tornam-se "invisíveis". 



CRÉDITO : Tereza Araújo.
                        Política

 Olá pessoal, hoje iremos falar sobre roubo.... Ops!! Política, a maior parte das pessoas reclamam porque os políticos roubam, mas esquecem que somos nós que elegemos essas pessoas de bem.
   Nos tempos de eleição a sociedade recebe uma enorme atenção dos políticos, certamente viram um santo. Mas depois né? tomam um verdadeiro chá de sumisso e no final quem perde é sempre a população. Sem contar que as promessas são as mesmas todos os anos e ninguém aguenta mais.
     Bom pessoal, vou falar um pouco sobre minha experiência e o que eu vejo.
                           Assista ao vídeo.
                   

Crédito:  Moisés

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER




Sob diversas formas e intensidades, a violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e presente no mundo todo, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos humanos. Mesmo assim, muitos responsabilizam as mulheres pela violência sofrida, minimizando assim, a gravidade da questão.
De acordo com estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  – as taxas de mulheres que foram agredidas fisicamente pelo parceiro em algum momento de suas vidas variaram entre 10% e 52% em 10 países pesquisados.

No Brasil, estima-se que cinco mulheres são espancadas a cada 2 minutos; o parceiro (marido, namorado ou ex) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados, segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Público e Privado.
Apesar dos dados alarmantes, muitas vezes, essa gravidade não é devidamente reconhecida, graças a mecanismos históricos e culturais que geram e mantêm desigualdades entre homens e mulheres e alimentam um pacto de silêncio e conivência com estes crimes.
Na pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, 63% dos entrevistados concordam, total ou parcialmente, que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”. E 89% concordam que “a roupa suja deve ser lavada em casa”, enquanto que 82% consideram que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.

Um problema de toda a sociedade

Diversas leis e normas nacionais e internacionais frisam que é urgente reconhecer que a violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas é inaceitável e, sobretudo, que os governos, organismos internacionais, empresas, instituições de ensino e pesquisa e a imprensa devem assumir um compromisso de não conivência com o problema.
Esta é uma questão grave, que impede a realização do pleno potencial de trajetórias pessoais, vitima famílias inteiras marcadas pela violência e, assim, limita o desenvolvimento global da sociedade.
Dados do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento apontam que uma em cada cinco faltas ao trabalho no mundo é motivada por agressões ocorridas no espaço doméstico. Essas instituições calculam ainda que as mulheres em idade reprodutiva perdem até 16% dos anos de vida saudável como resultado dessa violência.

A Lei Maria da Penha define cinco formas de violência doméstica e familiar, deixando claro que não existe apenas a violência que deixa marcas físicas evidentes:
violência psicológica: xingar, humilhar, ameaçar, intimidar e amedrontar; criticar continuamente, desvalorizar os atos e desconsiderar a opinião ou decisão da mulher; debochar publicamente, diminuir a autoestima; tentar fazer a mulher ficar confusa ou achar que está louca; controlar tudo o que ela faz, quando sai, com quem e aonde vai; usar os filhos para fazer chantagem – são alguns exemplos de violência psicológica, de acordo com a cartilha Viver sem violência é direito de toda mulher;
violência física: bater e espancar; empurrar, atirar objetos, sacudir, morder ou puxar os cabelos; mutilar e torturar; usar arma branca, como faca ou ferramentas de trabalho, ou de fogo;
violência sexual: forçar relações sexuais quando a mulher não quer ou quando estiver dormindo ou sem condições de consentir; fazer a mulher olhar imagens pornográficas quando ela não quer; obrigar a mulher a fazer sexo com outra(s) pessoa(s); impedir a mulher de prevenir a gravidez, forçá-la a engravidar ou ainda forçar o aborto quando ela não quiser;
violência patrimonial: controlar, reter ou tirar dinheiro dela; causar danos de propósito a objetos de que ela gosta; destruir, reter objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais e outros bens e direitos;
violência moral: fazer comentários ofensivos na frente de estranhos e/ou conhecidos; humilhar a mulher publicamente; expor a vida íntima do casal para outras pessoas, inclusive nas redes sociais; acusar publicamente a mulher de cometer crimes; inventar histórias e/ou falar mal da mulher para os outros com o intuito de diminuí-la perante amigos e parentes.

Dados nacionais
A violência doméstica é um fenômeno de extrema gravidade, que impede o pleno desenvolvimento social e coloca em risco mais da metade da população do País – as 103,8 milhões de brasileiras contabilizadas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE.
De acordo com o Mapa da Violência: Homicídios de Mulheres no Brasil, duas em cada três pessoas atendidas no SUS em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres; e em 51,6% dos atendimentos foi registrada reincidência no exercício da violência contra a mulher. O SUS atendeu mais de 70 mil mulheres vítimas de violência em 2011 – 71,8% dos casos ocorreram no ambiente doméstico.
Não à toa, a pesquisa Violência e Assassinatos de Mulheres revelou significativa preocupação com a violência doméstica: para 70% da população, a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos no Brasil.
Os dados dessa pesquisa revelam ainda que o problema está presente no cotidiano da maior parte dos brasileiros: entre os entrevistados de ambos os sexos e de todas as classes sociais, 54% conhecem uma mulher que já foi agredida por um parceiro e 56% conhecem um homem que já agrediu uma parceira.

Por que é tão difícil sair de uma relação violenta?

Denuncie!
Com a Lei Maria da Penha cada vez mais conhecida pela população brasileira (99% declaram conhecer a Lei, ao menos de ouvir falar; Pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, essa mensagem tem sido cada vez mais dirigida não só às mulheres que sofrem agressões físicas e psicológicas, mas a toda a sociedade. A proposta é mostrar definitivamente que esta violência não é um assunto da esfera privada, mas sim uma violação de direitos humanos que demanda respostas do Poder Público e um pacto de não tolerância de toda a população.
Denunciar, porém, não é fácil quando as agressões partem de uma pessoa com quem a vítima mantém relações íntimas de afeto, cujo rompimento coloca questões emocionais e objetivas, que envolvem a desestruturação do cotidiano e até mesmo o risco de morte para a mulher.
Neste cenário complexo, enfrentado por muito tempo de forma solitária, é fundamental que a mulher que rompe o silêncio seja bem acolhida pela sua rede pessoal e pelos serviços de atendimento.
Na prática, entretanto, a falta de conhecimento sobre as especificidades deste tipo de violência faz com que a mulher, muitas vezes, acabe sendo julgada por não colocar um ponto final naquela situação.

Crédito: Jeovanna Costa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Doenças do século XXI 


  Atualmente estamos vivendo em uma sociedade moderna e que está sendo rodeada de problemas,  que são as doenças epidemicas,  que vem surgindo cada vez mais com o decorrer do tempo.
   Uma das doenças vistas hoje em dia é a febre amarela, em que seu causador é  o mosquito,  que está provocando um caos no estado de Minas Gerais,  já existem muitos casos dessa doença no estado mineiro, vindo a preocupar toda a população onde lá residem.
  Outra doença que surgiu recentemente e é  conhecida por fazer pessoas urinarem preto,  já ouviram falar? Pois bem,  não se assustem,  estou aqui para explica-los,  está famosa doença surgiu na Bahia, segundo minhas fontes,  e está se espalhando rapidamente causando pavor na população. É  uma doença  mistériosa dizem os pesquisadores, e que requer muito de sua atenção.
  Para vocês,  meus meus amigos,  ficarem mais atentos, vou lhes dizer seus principais sintomas,  que são : dores musculares extremas,  insuficiência renal,  e urina da cor preta,  como já tinha citado anteriormente.

Outras doenças:

   Obesidade

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo exagerado acúmulo de gordura no organismo,  o que compromete a saúde.


     Depressão

     A depressão é uma doença que afeta o psicólogico humano ,  um terço da população já sofreu ou ainda sofre esse tipo de enfermidade. Muita das vezes ela ocorre por conta da síndrome do pânico ou pelo simples fato do cidadão se sentir excluído da sociedade por meio de uma opção sexual ou  bulling.

    Transtorno da ansiedade

    É caracterizada geralmente por uma preocupação excessiva que é totalmente desproporcional com à causa.

     Hepatite

     A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios,  álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

   Agora pergunto, vocês estão com a saúde em dia, mental e física? Foi o que eu pensei.
   Até a próxima turminha.

Crédito: Maria Beatriz.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Hoje o tema será "Esportes".

   Bom galerinha, venho falar sobre o esporte. O que vem sendo destaque em todo o mundo! Em vários lugares existe alguma competição, campeonato, Nacional ou internacional... O esporte transforma vidas, seja ele qual for. Tá aí os esportes mais populares e mais altos nas mídias:
-Futebol
-Futebol de Salão
-Basquete
-Artes Marciais
-Tênis
-Handebol
-Basebol
-Futebol Americano
-Natação
-Vôlei
-Surf
     Bom, entre esses esportes vem um se destacando muito,principalmente no Brasil... A arte suave milenar, mais conhecida como : JIU-JITSU. Que com o seu crescimento e sua popularidade se tornará esporte olímpico.
     E hoje eu vou falar e mostrar um pouco sobre essa arte... clica no video e vem comigo nesse Treino.



Curte algum esporte? Comente.

Crédito: Layson Miguel

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

A falta de água

Não existe vida sem água


A vida, como nós a conhecemos, não existe sem água. Todos os organismos contêm água, que aparece como o constituinte químico mais abundante na célula, participando diretamente dos principais processos vitais. É só lembrar que na fotossíntese, processo básico da vida, o gás carbônico e a água são usados para a síntese de glicose, o principal alimento energético da célula.

Pode faltar água no mundo?



Cerca de 75% de toda a superfície do nosso Planeta é coberta por água. Com tanta água assim disponível, podemos pensar que é algo que nunca vai faltar. Porém, a realidade tem se mostrado diferente.

O que acontece é que só podemos utilizar uma parte de toda essa água. Somente a água doce serve para nosso consumo, e ela representa apenas 2,5% de toda a água do mundo. Além disso, pouco mais de dois terços dessa água está confinada nas calotas polares, em geleiras ou escondida no subsolo. Ou seja, a quantidade de água que podemos beber e que está fácil de captar fica bastante reduzida.

O ciclo da água

Entre a atmosfera e a Terra, a água realiza, há milhões de anos, um trajeto conhecido como ciclo da água que pode ser dividido em curto e longo. No primeiro, a água existente na atmosfera ou neve. Com a precipitação a água pode cair diretamente no oceano ou cair na Terra e atingir o oceano através de rios e lençóis freáticos. Durante esas etapas parte da água é evaporada para a atmosfera e condensada na forma de nuvens, repetindo o ciclo. No ciclo longo, também conhecido como ciclo biogeoquímico, entre a atmosfera e a terra interpõem-se os seres vivos, obtendo e eliminando água. As plantas retiram água do solo, absorvendo-a através das raízes, enquanto que a maioria dos animais a ingere. Umas parte da água absorvida ou ingerida é incorporada à estrutura desses organismos e volta ao meio ambiente quando eles sofrem a decomposição.

Como prevenir a crise da água?

Existem inúmeras medidas que, se forem tomadas, reduzirão em muito o consumo de água; entre as principais podemos citar:
  1. economizar água evitando o desperdício;
  2. saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;
  3. tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
  4. projetos de irrigação evitando o consumo exagerado;
  5. proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.
Crédito:Izabelle Campos 

domingo, 15 de janeiro de 2017

O tema a ser tratado hoje será "Músicas".

Bom galera, hoje vamos falar sobre as tão famosas e polêmicas "MÚSICAS". A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos.
  Nos últimos anos a música virou febre em todo o mundo, independente do seu ritmo, gênero ou estilo, em todo o lugar você vai ouvir uma música.
     E com esse aumento de ouvintes musicais vem se formando vários cantores, mesmo que não tenha talento nenhum, mas conseguem chegar onde querem, justamente por causa dos ouvintes que contribuem para o seu crescimento.
    Com o esse crescimento e o fácil acesso foi-se descobrindo outros ritmos musicais como: Brega, Sertanejo Universitário, "Sofrência" entre outros hehehe.
     Mas também tem muitos cantores que ganha fama e faz sucesso com músicas que vem denegrindo principalmente a imagem da mulher na sociedade.

    A música é uma forma de terapia, pois quando estamos felizes escutamos um tipo de música e quando estamos tristes escutamos outro.
       Pena que as maiorias das músicas boas estão sendo esquecidas por nós... Porque as novidades vem todos os dias.
      Não deixe de participar,comente o que vocês acham sobre as músicas atuais e as antigas! Obrigado e até a próxima!

Créditos : Maria Beatriz e José Moisés .

sábado, 14 de janeiro de 2017

 Hoje o tema a ser tratado, será “redes sociais”.


   O fato é que as redes sociais estão presentes em nosso dia a dia. Mas, afinal, até onde elas podem influenciar a sociedade? É possível ter noção da sua força? São elas apenas simples aplicativos que permitem a troca de ideias e fotos, bate papo, onde se procura por amigos e colegas de escola e se promove encontros, incentivando relacionamentos? Elas permitem uma nova maneira de participação da sociedade, com interessantes aplicativos que dão suporte e facilitam os relacionamentos, com intensa e diversificada participação de todos, de olhos nas mudanças no mundo, mas em um mínimo espaço de tempo, tudo muito rápido, em um clique apenas.
   Quantas vezes por dia ouvimos falar das redes sociais, não é mesmo? Falam sobre as últimas novidades e os aplicativos a serem lançados, sobre as formas de uso, sua interação com telefones celulares e até mesmo com a TV de casa e por aí vai. Já é do conhecimento de todos a força dessas redes, que elas vieram pra ficar e que influenciam (e muito!) a sociedade.
   A nova geração que está aí já começa a vida teclando e vivenciando um mundo rápido, instantâneo, com troca de informações a cada instante, convivendo com um enorme volume de informações. Eles sabem o quanto as redes sociais são importantes no seu dia a dia. Têm de tudo, da troca de informações e opiniões aos encontros de ex-alunos, disponibilização de fotos, dicas de todo o tipo e até mesmo propostas de namoro e de emprego. Muitos dizem ser mais um modismo da internet, e geralmente quem é mais velho fala que é “coisa da garotada”. Mas está cada vez mais claro que não é nada disso.
   Essas redes sociais são bastante uteis se levado em conta as infinitas possibilidades de crescimento social, profissional, oportunidade de propagação de marcas em escala mundial, a troca intensa de informações, entre outras fornecidas por esse universo de opções criado pelas redes.
   Porém as Redes Sociais também tem seu lado negativo e, como seus benefícios atingem todos os tipos de usuários. Levando em conta o usuário comum, temos alguns males que são patrocinados pelas redes como, indiferença à vida cotidiana, amizades fictícias, alienação, depressão, isolamento, entre outras coisas. Já as empresas, estão vulneráveis a perigos como o de críticas agressivas, segurança, difamação da marca, uso inadequado da linguagem, radicalismo, etc.

Para você, as redes sociais possuem mais benefícios ou maléficos? Deixe a sua opinião nos comentários.

Crédito: Jeovanna Costa.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

 Nesse dia corrente iremos dissertar sobre a PEC.

  Previamente você sabe o que essa sigla significa?
PEC significa : proposta de emenda a constituição.


 Para entendermos o que está acontecendo iremos regressar ao ano de 1985,onde quem estava no comando sobre o Brasil era José Sarney que acabou saindo do seu governo com uma inflação muito alta de 2.157%. Como não havia reeleição,ele ainda tentou deixar algo nos trilhos,passando assim os problemas econômicos para o próximo presidente  (Fernando Collor).
 O governo de Collor também foi algo conturbado, já que uma das medidas tomadas foi o congelamento de preços e salários.
       DEU PARA NOTAR COMO ESTAMOS RETROCEDENDO?

 Em 2016,no governo do presidente Michel Temer juntamente com a Câmara dos deputados e o senado aprovaram a proposta de emenda constitucional que cria um teto para os gastos públicos.
 Diz Temer : " Vejo na medida,considerada umas das maiores mudanças fiscais em décadas, uma saída para a contenção do rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica ".
 O mecanismo da medida requer cerca de 20 anos de congelamento de gastos para : SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC. Passaremos 20 anos sem algo que já não usufruímos.
 Está medida causou manifestações dos alunos que ocuparam as escolas e Universidades para reivindicar seus direitos e ao mesmo tempo prejudicando as aulas,afinal essas ocupações teria aliados ou não?!


  Término meu pensamento falando que : "A DESGRAÇA DOS QUE NÃO SE INTERESSAM POR POLÍTICA É SEREM GOVERNADOS PELOS QUE SE INTERESSAM ".

 E você é a favor ou contra A PEC 241?

CRÉDITO: Maria Tereza.

Hoje em nosso blog vamos tratar de um assunto muito importante: gravidez na adolescência.

  A gravidez precoce é considerada de risco até os 21 anos, pois o corpo da jovem não está formado por completo. A adolescência já é uma fase bem complexa, e sendo ela acompanhada de uma gestação, se torna mais dificultoso de ser vivida e administrada por uma jovem que ainda não descobriu a vida direito.

Vamos ouvir um relato de uma jovem que engravidou precocemente. O que será que ela tem a nos falar ?

Assista ao vídeo!

Índice do aborto

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma estimativa sobre o aborto no Brasil.
De acordo com a pesquisa, mais de 8,7 milhões de brasileiras com idade entre 18 e 49 anos já fizeram ao menos um aborto na vida. Destes, 1,1 milhão de abortos foram provocados.
Consoante ao artigo 124 do Código Penal prevê prisão de um a três anos para quem aborta de propósito. Só há três casos em que o aborto provocado é legal: quando não há meio de salvar a vida da mãe, quando a gravidez resulta de estupro e quando o feto é anencéfalo.
Por isso, o IBGE estima que haja um grande número de casos não notificados na pesquisa.
O aborto tem cor e renda.

A importância do anticoncepcional  

Um dos métodos contraceptivos mais usados em todo o mundo é a pílula anticoncepcional. Esse método, que foi lançado no mercado em 1960, é, sem dúvidas, um importante avanço no que diz respeito ao aumento da autonomia feminina, uma vez que as mulheres podem ser ativas na decisão de ter ou não um filho.
Existem diferentes pílulas presentes no mercado, sendo as mais utilizadas aquelas compostas por estrogênio e progesterona sintéticos, que são bem semelhantes aos hormônios produzidos pela mulher. Esse tipo de pílula, também chamado de combinada, atua mantendo a concentração constante desses hormônios e impedindo, assim, a ovulação.
Além de impedir a ovulação, a pílula tem outros mecanismos que dificultam uma possível gestação. Os componentes prognosticaram sobre o muco cervical e sobre o endométrio. No muco, ocorre um espessamento que dificulta a entrada do espermatozoide. Já o endométrio torna-se hipertrófico, ou seja, sem condições de permitir a implantação de um embrião.

Hoje são várias possibilidades, de você se prevenir, para não engravidar muito nova, e não atrapalhar os planos que você tem para sua vida.

CRÉDITO: Anne Gabriele.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

   




O que é uma reforma política?
Um conjunto de mudanças que pretende aperfeiçoar o sistema eleitoral brasileiro.
Quais são os pontos principais?
Existem várias propostas, elaboradas por diversos segmentos da sociedade organizada e partidos políticos. No Senado, uma das propostas que seguem para a aprovação é a que muda a forma como os deputados são eleitos, por exemplo (leia os detalhes abaixo).
Como ela pode acontecer?
1- Por uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que modificaria algumas cláusulas da Constituição que a reforma defende. Exemplo: A reeleição, que hoje só é permitida por um período subsequente.
2- Por uma Assembleia Constituinte, formada por um grupo especial de deputados e senadores, que tem o poder de modificar a Constituição ou mesmo elaborar uma nova Carta.
Ou seja, legalmente, um plebiscito ou referendo não seriam necessários para que as mudanças fossem feitas.
Qual é a diferença entre referendo e plebiscito?
No referendo, a proposta da reforma política já foi elaborada pelo Legislativo, cabendo à população decidir se concorda ou não com o que está sendo proposto. No plebiscito, o poder da população de interferir é maior, já que será votado cada ponto da reforma, um a um. O eleitor poderá, por exemplo, desaprovar alguns pontos e aprovar outros.

CRÉDITO: Izabelle Campos.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Fala galerinha! Bom, para o inicio do blog temos um tema bastante interessante a ser tratado: as músicas antigas e as músicas atuais. Neste vídeo veremos uma pequena demonstração:

Como podemos observar existe uma grande diferença das músicas antigas para as músicas atuais, onde os compositores antigos visavam mais a questão das letras nas músicas, já nas músicas atuais visam mais a batida.
Fala pessoal! Tem blog novo na área! MJLA é o nome deleeee! vem e visualiza as nossas postagens, serão conteúdos bastante diversificados, como por exemplo: humor, questões sociais, política, dentre outros assuntos. Não perca! a cada dia terá conteúdos novos .