quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Hoje falaremos um pouco sobre como era a cidade de Maceió antigamente e como ela está atualmente

É fácil notar como as coisas, as paisagens e os lugares estão em constantes mudanças, hoje em especial mostrarei um pouco da cidade de Maceió, como ela era antes e como está nos dias atuais. Confere aqui embaixo as imagens, estão imperdíveis:

Gogó da Ema (Foto: Arquivo)

Considerada um dos cartões postais de Maceió por sua beleza, a praia de Ponta Verde sempre foi um ponto turístico e também um ponto de descanso para os maceioenses. Além de suas águas lindas, possuía um diferencial, nela havia um coqueiro que possuía o tronco que lembrava o pescoço de uma ema, o que deu origem ao nome do coqueiro: "Gogó da Ema", que se tornou o carro chefe para o turismo, pois atraía muitos curiosos.
No dia 27 de julho de 1955 o coqueiro veio a cair. Hoje, no local onde esteve o Gogó da Ema, foi aberta uma praça batizada com seu nome.

Praça Dois Leões (Foto: Arquivo)


Outro fato curioso é sobre a praça mais conhecida do bairro do Jaraguá, a Dois Leões, oficialmente Praça Wanderley Duarte. A praça é conhecida assim por causa das esculturas dos animais que existem nela. Só que poucas pessoas sabem que não são dois leões, mas sim um leão e um tigre.

Praça Dom Pedro II (Foto: Arquivo)
Praça Dom Pedro II 


Entrada do bairro da Levada (Foto: Arquivo)

Na Levada, bairro onde havia o único aeroporto da cidade, as ruas estreitas eram povoadas por moradores com suas cadeiras nas calçadas a conversar com os vizinhos. Lá, as pessoas de classe média construíam seus casarões, com sobrados e sacadas, por ser vizinho ao centro da cidade.

Praia da Avenida 1 (Foto: Arquivo)
                            Praia da Avenida

Crédito: Jeovanna Costa

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

                                   Hoje irei relatar sobre os direitos e deveres dos cidadãos.


 Todos os brasileiros,independentes da condição social,etnia,religião ou cor ,possuem direitos e deveres. Precisam ter consciência para colocar em prática seus direitos e deveres.O cidadão exerce a cidadania quando cumpre seus deveres com o Estado e a sociedade e usufrui de seus direitos.






      
    DIREITOS :


*Direito a vida .
*Direito a saúde.
*Direito de ir e vir.
*Direito a integridade pessoal.
*Igualdade perante a lei.


   DEVERES : 


*Respeitar e cumprir a legislação (leis) do país;
*Escolher, através do voto, os governantes do país.
*Respeitar os direitos dos outros cidadãos, sejam eles brasileiros ou estrangeiros;
*Tratar com respeito e solidariedade todos os cidadãos, principalmente os idosos, as crianças e as pessoas com deficiências físicas;
*Proteger e educar, da melhor forma possível, os filhos e outras pessoas que dependem de nós;
*Colaborar para a preservação do patrimônio histórico-cultural do Brasil;
*Ter atitudes que ajudem na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.



Crédito : Tereza Araújo.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

                                                          Saneamento Básico


 O Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica.
    o saneamento é um problema muito grande no Brasil ,precisa ainda ser discutido e tratado.




 O esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais,é algo prejudicial ,já que o esgoto a céu aberto levam a não qualidade de vida e a desvalorização turística.
 Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento traz qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na Saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na Educação, na expansão do Turismo, na valorização dos Imóveis, na Renda do trabalhador, na Despoluição dos rios e Preservação dos recursos hídricos, etc.

precisamos entender nossos direitos e leis  já que o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição Federal e definido pela Lei nº. 11.445/200.

Crédito : Tereza Araújo.


                                    Nesse respectivo dia irei aludir sobre :  ARTE.

A arte é tudo aquilo descrevermos através da : música,dança,cinema,teatro,escultura,literatura e arquitetura. A arte vem retratando sobre ao desenvolvimento,pois a arte e a história estão entrelaçadas.a história mostra o conjunto de experiências, e  atravessada pela arte,que existem em razão de uma demanda por constituição de sentido, por uma necessidade de compreensão de nossa situação no mundo.





 *Na Idade Média, floresceu a ARTE GÓTICA,que teve expressão máxima na arquitetura das catedrais e na composição dos vitrais que nelas eram postos.

*Na entrada da MODERNIDADE,o RENASCIMENTO apresentou um reavivamento das formas clássicas, desenvolvidas por gregos e romanos. Na Itália, a pintura e a escultura renascentistas tiveram seu ponto alto em figuras como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Ticiano, entre outros.

*No século XVIII, a arte plástica passaram a seguir a grande tendência que acompanhava a arte de modo geral, mas também a filosofia, isto é, o romantismo. No século XIX, com o furor do advento dos Estados Nacionais e dos movimentos de independência nas Américas, o romantismo prosseguiu em sua vertente heroica. Ao mesmo tempo, despontaram também gêneros como o realismo e naturalismo.

*No fim do século XIX, escolas como o esteticismo e o impressionismo também se impuseram com grandes representantes. As artes também passaram a movimentar enormes fortunas e a fazer grande sucesso em exposições. Com o advento do século XX e suas inúmeras contradições, como o avanço da tecnologia e as catastróficas guerras mundiais, apareceram as vanguardas artísticas que propunham a contestação de todas as formas anteriores das artes.
Dessas vanguardas resultaram escolas como o CUBISMO,o SURREALISMO,o DADAÍSMO,o EXPRESSIONISMO, o ABSTRACIONISMO e a POP ART. Essas escolas, até hoje, continuam a gerar modelos de expressão artística.

Crédito: Tereza Araújo.


 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017


                      Região Nordeste

       A região nordeste  brasileira é a terceira região mais populosa no Brasil. Com seus 1.554.259,0 quilômetros quadrados,  ocupa uma extensão de 18,2% da área do país. A região nordeste é banhada pelo oceano Atlântico, e limita-se com as regiões Norte (a oeste), Centro-oeste (a sudoeste), Sudoeste (ao sul).
     Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina é de aproximadamente, 53.081.950 habitantes, que corresponde a 28% da população nacional.

Economia
     O nordeste tem características socioeconômicas que variam de acordo com a região. A economia nordestina está em constante inovação e desenvolvimento, pois a mesma vem sido um dos destinos mais escolhidos pelos turistas. A região também tem sido escolhida para  o recebimento de muitas empresas, o que levou a isso, foi a mão de obra mais barata, e as isenções de impostos e doações de terrenos pelos governos estaduais.
     A economia nordestina baseia-se na agricultura e pecuária. Destaca-se na pecuária, a criação de cabras, pois o animal é de fácil adaptação ao clima. A cana-de-açúcar é um dos bens mais preciosos existente na região, pois a mesma contribui ativamente na economia. A região mostra crescimento comercial no crustáceo camarão, ela concentra cerca de 97% da produção nacional do mesmo.
     Outra fonte de grande lucro para a região é o turismo, que é fundamental para a economia crescente no nordeste. Por conter no seu território várias cidades litorâneas com belas praias, a região é alvo de turistas nacionais e internacionais.

Cultura
     A região é composta pelos estados de: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande Do Norte e Sergipe. Estas apresentam grande diversidade cultural.
     O carnaval é a festa mais famosa no nordeste, especificamente em Salvador, Olinda e Recife. As Festas Juninas de Caruaru e Campina Grande são as mais conhecidas. Os festejos do Bumba meu Boi são tradicionais em toda a região nordeste.




A capoeira foi trazida pelos africanos, é tida como uma modalidade de luta e também dança. Ao longo dos anos foi ganhando adeptos nos estados nordestinos. A mesma tem por instrumento o Berimbau, que é utilizado durante as lutas ou danças.


 


O Reisado é uma festa cultural trazida pelos portugueses. A mesma consiste em sair pelas ruas a partir do dia 24 de dezembro. Os participantes acreditam serem continuadores dos Reis Magos que foram visitar o Menino Jesus.



Os Cordéis  é uma manifestação Literária e Cultural nordestina.  Consiste na elaboração de pequeno pequenos livrinhos, que contém pequenas histórias de prosa ou verso sobre vários assuntos ligados a região


Culinária
A culinária nordestina é bem diversificada, com seus temperos fortes e comidas apimentadas. Os pratos típicos da região são: carne de sol, sarapatel, buchada de bode, acarajé, vatapá, cururu, sururu, feijão verde, tapioca. Frutas tradicionais como seriguela, Embu, burití, cajá e macaúba são comuns na região.



Pontos Turísticos

ALAGOAS
- Praias: Ponta Verde, Pajuçara e Jaraguá
- Museu Pierre Chalita
- Museu Théo Brandão
- MISA - Museu da Imagem e do Som
- Catedral Metropolitana
- Teatro Deodoro
- Igreja de Nossa Senhora do Livramento

BAHIA
- Museu Afro-brasileiro
- Fundação Casa de Jorge Amado
- Museu Geográfico da Bahia
- Elevador Lacerda (Salvador)
- Farol da Barra
- Praias de Porto Seguro
- Pelourinho
- Mercado Modelo
- Igreja do Nosso Senhor do Bonfim
- Museu de Arte Moderna da Bahia
- Parque das Dunas

MARANHÃO
- Chapada das Mesas
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
- Floresta dos Guarás
- Centro Histórico de São Luis
- Festa do Divino
- Palácio dos Leõs (sede do governo)

PARAÍBA
- Parque do Povo
- Praias
- Pedra do Cordeiro
- Área de Proteção Ambiental das Onças
- Estação Ecológica do Pau-Brasil
- Jardim Botânico Benjamim Maranhão (Mata do Buraquinho)
- Monumento Natural Vale dos Dinossauros
- Parque Arruda Câmara (Bica)
- Parque Estadual do Aratu (Mata do Aratu)
- Parque Estadual Pedra da Boca
- Reserva Biológica Guaribas
- Reserva Ecológica Mata do Rio Vermelho

PIAUÍ
- Teatro 4 de Setembro
- Igreja Nossa Senhora de Lourdes
- Museu Histórico do Pauí
- Palácio de Karnak
- Parqui Ambiental Encontro dos Rios
- Igreja de São Benedito
- Parque da Cidade
- Parque Ambiental de Teresina
- Parque Municipal de Acarapé

PERNAMBUCO
- Praia da Boa Viagem (Recife)
- Praia de Muro Alto
- Arquipélago de Fernando de Noronha
- Porto de Galinhas (praias)
- Ilha de Itamaracá
- Atelier de artes cerâmicas de Francisco Brennand
- Bairro do Recife Antigo
- Paço Alfândega Shopping - belo edificío restaurado
- Olinda - Patrimônio Histórico da Humanidade
- Casa da Cultura: lojas de souvenirs e artesanato
- Cuba do Capibaribe - Espaço Cultural no Paço Alfândega

RIO GRANDE DO NORTE
- Praia de Ponta Negra (Natal)
- Catedral de Santa Luzia (Mossoró)
- Praia de Tibau
- Pico do Cabuji
- Forte dos Reis Magos (Natal)
- Estátuas dos Reis Magos (Natal)
- Museu Câmara Cascudo (Natal)
- Centro de Turismo de Natal
- Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (Extremoz)

SERGIPE
- Praia de Atalaia
- Praia de Pirambu
- Cidade Histórica de São Cristovão
- Cidade Histórica de Laranjeiras
- Passeios de barco no Rio São Francisco
- Mercado Antônio Franco
- Praça Fausto Cardoso
- Palácio Olímpio Campos
- Ponte do Imperador

Problemas Sociais
     A região tem uma agricultura um pouco atrasada, e que mantém problemas históricos como secas constante. Apesar dos investimentos, poucas melhoras se viram. O índice de desenvolvimento humano ainda está baixo, e são mais proeminentes em áreas rurais e sertão nordestino
     Apesar de todos os problemas existentes na região, a mesma tem se destacado no que tange a desenvolvimento. Apesar do pouco investimento do estado, o mesmo tem se inovado e mantido sua cultura viva, seus pontos turísticos e culinários preservados. Umas das regiões mais ricas em quesitos sociais e culturais. Sem esquecer da hospitalidade do nordestino, que é conhecida no mundo inteiro como sendo uma das melhores.


Crédito: Ane Gabriele.







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Intolerância religiosa


  É um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as crenças religiosas.
  As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei,  independente da orientação religiosa.

Intolerância religiosa no Brasil 

  O Brasil é um país de estado laico,  isso significa que não há uma religião oficial no Brasil e que o estado se mantém neutro e imparcial as diferentes religiões.
  No Brasil os adeptos e casos de culto de religião matrizes africanas são maioria entre os casos de intolerância religiosa.

  Um exemplo disso,  em maio do ano passado,  o centro espírita afro brasileira localizado em valparaizo Goiás,  foi invadido e totalmente destruído,  se lembram desta reportagem? Pois bem. Os autores que não foram identificados só fizeram aquilo por maldade derrubaram as paredes e o teto do local. E no mesmo mês,  um centro de umbanda também foi incendiado no bairro da tijuca,  Campo  Grande. Como podem ver são histórias verídicas.
  Para que tanto rancor um do outro por conta de sua crença,  tudo isso para que?   E assim termino o assunto de hoje.
 Até a próxima turminha!

Crédito: Maria Beatriz

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Relacionamento familiar


  • Às vezes tanta diferença pode gerar conflitos, atritos e desentendimentos, se não soubermos lidar de modo saudável com essas questões corremos o risco de criar mágoas e feridas que levam anos para cicatrizar, e no pior dos casos, não cicatrizam nunca, provocando rompimentos de laços familiares.

  • Cuidado com as emoções

       Geralmente tentar corrigir alguém quando se está irritado não é uma boa ideia, espere o clima esfriar, para que se possa conversar sobre o assunto com maior clareza e não movido pela emoção e sim pela razão. Quando reagimos movidos pela emoção podemos ser injustos, inconsequentes e levianos.
  • Não condenar a pessoa

       Condena-se o erro que a pessoa cometeu, mas nunca a pessoa. Devemos demonstrar que o que é inaceitável é a atitude da pessoa e não a pessoa em si. Por exemplo, se um filho deixou o quarto desarrumado você não deve dizer que é desorganizado porque neste caso você está condenado à pessoa, você deve mostrar a ele que o quarto está desorganizado e precisa ser arrumado, neste caso você demonstra que a atitude não está adequada.
  • Fale sobre seus sentimentos e perdoe sinceramente

       Falar sobre o que lhe magoou será como purificar o coração e providenciar para que as feridas se cicatrizem, quando guardamos as coisas para nós mesmos teremos dois resultados, ou todo bom sentimento que temos em relação à pessoa será substituído por raiva, ódio e mágoa e a cada coisa mínima se poderá "estourar" em um ataque desmedido, ou você começará a somatizar, ficando até mesmo doente. Perdoar também é essencial para que esse processo de purificação seja completo.
       Problemas de relacionamento familiar são comuns em todas as famílias, mas o que não é comum é deixar que esses problemas tornem-se maiores dos que os laços familiares que os ligam. Será necessária uma boa dose de altruísmo e humildade, mas seremos muito mais felizes se pudermos ter nossos familiares ao nosso lado.
  • Publicado por: IZABELLE CAMPOS.